sexta-feira, 30 de julho de 2010

fotografia e teatro




Contar uma história através de fotografias produzidas especialmente para esta finalidade, com direito a elenco, figurinos, cenários, maquiagem, acessórios cênicos, música e tudo mais que é próprio do teatro. Assim foi a atividade dos educadores Adalberto Porto Alegre e Carmem Ortiz, ministrantes das oficinas de fotografia e teatro, respectivamente, que resultou na elaboração deste vídeo. O Trabalho foi realizado em março de 2008, por ocasião da semana da mulher, com o objetivo de prestar uma singela homenagem às mulheres daquela comunidade: educadoras, funcionárias, mães, madrastas, tias e avós das crianças e adolescentes que atendemos no Centro Regional Norte de Assistência social da FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Porto Alegre. O Centro Regional localiza-se na Vila Elizabeth, bairro Sarandi, zona norte da cidade.

A produção foi executada ao longo de uma semana em que a temática do 08 de março esteve presente em todas as atividades. Foi totalmente coletiva. Contou com a participação de crianças, adolescentes, educadores e funcionários, desde as idéias iniciais para o roteiro, as improvisações para os figurinos, acessórios e cenários, até a escolha da música, que devido às múltiplas sugestões, teve de ser escolhida em regime de votação.

O resultado é um belo exemplo de como a fotografia pode estar a serviço da educação, mesmo quando integrada a outras disciplinas.

Um comentário: